Cursos
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este curso visa auxiliar ao que se compreende por psicomotricidade principalmente na educação, sua relevância,colaborações, LDB e a psicomotricidade, inclusão métodos Tem por propósito fazer algumas avaliações sobre o valor da Psicomotricidade na Educação Infantil, citando o o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança, relatando as principais avaliações e estudos que ressaltam seu valor para esta fase da educação. Um bom desenvolvimento psicomotor infância é fundamental para que o indivíduo seja bem organizado nos aspectos motores, intelectuais e afetivos na fase adulta.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
Este trabalho visa descobrir o que se compreende por psicomotricidade, sua relevância,colaborações, LDB e a psicomotricidade, inclusão métodos Tem por propósito fazer algumas avaliações sobre o valor da Psicomotricidade na Educação Infantil, citando o o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança.
Em como meta principal expor a relevância da psicomotricidade na educação infantil, além disso foi exposto algumas definições e explicações sobre a educação infantil, a educação física e a psicomotricidade, relatando as principais avaliações e estudos que ressaltam seu valor para esta fase da educação. Um bom desenvolvimento psicomotor infância é fundamental para que o indivíduo seja bem organizado nos aspectos motores, intelectuais e afetivos na fase adulta.
A iniciar das atividades sugeridas o professor pode incentivar o acréscimo das habilidades motoras, cognitivas,afetivas e sociais do aluno. Fazendo com que este se torne mais preparado para encarar os obstáculos da infância, tornando-se um adulto capaz de superar as expectativas impostas pela sociedade sendo este um ser autônomo. Logo,a importância da psicomotricidade no crescimento de crianças com algum diagnóstico físico/neural, podendo ter melhoras significativas em suas respostas psicomotoras.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- Psicomotricidade na Educação Infantil
Hora Aula do curso-140h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.ou
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar.Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- Psicomotricidade na Educação Infantil
Conteúdo Programático-
Apresentação, Introdução, Educação Física e a Psicomotricidade, Educação Infantil, Objetivos da psicomotricidade, Psicomotricidade, Psicomotricidade e Técnicas Utilizadas, Atividades Motoras, Coordenação Motora Final, As Áreas de Atuação da Psicomotricidade, A Importância da Psicomotricidade na Matemática,A Importância da Psicomotricidade na Socialização,Importância da Educação Psicomotora na Atenção,A Educação Física, Inclusão: A PsicomotricidadeComo contribuição na Educação Infantil, Educação inclusiva e Psicomotricidade, A Psicomotricidade e Saúde Mental, A Importância da Psicomotricidade na Educação, A Psicomotricidade é a Relação entre o Pensamento e a Ação, A Importância da Psicomotricidade na Educação, Links, Referências
Objetivo Geral -Descobrir o que se compreende por psicomotricidade, sua relevância, colaborações,
Programa- curso de 140h/a
Introdução- 30h
Quadro Teórico-40h
Metodologia-40h
Avaliação-30h
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência, juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).