Cursos
PROFESSOR OU EDUCADOR
Este curso explana uma educação que vem gerando grande reflexão na sociedade. Os centros de ensino, os métodos adotados, os investimentos e políticas voltados para a manutenção do sistema de ensino, estão criando desconfortos entre pais, professores e empregadores. Toda essa preocupação tem respaldo na importância que o tema tem, já que é sobre o futuro das pessoas que estarão conduzindo a nossa sociedade, de que estamos falando.
Entre esses aspectos, tem um item que sobressai entre os demais, que é o papel do professor. O professor é a pessoa formada para ensinar uma ciência, uma arte ou outro conhecimento, sendo um dos principais referenciais na escola. Na pedagogia atual, está em voga a discussão acerca das diferentes maneiras de atuação desse profissional, fazendo surgir uma nova denominação, que é a de educador.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
Este curso explana uma educação que vem gerando grande reflexão na sociedade. Os centros de ensino, os métodos adotados, os investimentos e políticas voltados para a manutenção do sistema de ensino, estão criando desconfortos entre pais, professores e empregadores. Toda essa preocupação tem respaldo na importância que o tema tem, já que é sobre o futuro das pessoas que estarão conduzindo a nossa sociedade, de que estamos falando.
Entre esses aspectos, tem um item que sobressai entre os demais, que é o papel do professor. O professor é a pessoa formada para ensinar uma ciência, uma arte ou outro conhecimento, sendo um dos principais referenciais na escola. Na pedagogia atual, está em voga a discussão acerca das diferentes maneiras de atuação desse profissional, fazendo surgir uma nova denominação, que é a de educador.
Através da análise de estudos desenvolvidos por grandes intelectuais como Paulo Freire, Rubem Alves e Mário Sérgio Cortella, podemos identificar diferenças, as quais ficam claras através da maneira como o professor ou educador desenvolve o seu trabalho é possível identificar também algumas diferenças.tais; O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com sua interação na sociedade.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- Professor ou Educador
Hora Aula do curso- 120h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- Professor ou Educador
Conteúdo programático- Apresentação, ´Introdução –O “Ser Professor” educador “místico” O individualismo, O ensino, O educador, na proposta de Paulo Freire, O educador e o desafio da educação libertadora, Educadores, Se educar é conscientizar, O Professor Instrutor e o Professor Educador, O professor instrutor cumpre obrigações, O professor educador celebra paixões O professor instrutor, A pedagogia atual, O professor educador, Referências
Objetivo Geral-Enfatizar a analogia do professor e educador e como desenvolve o seu trabalho
Programa- curso de 120h/a
Exemplo- 30h/a Introdução
30 h/a Quadro teórico
30h/a metodologia
30h/a Avaliação
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discente juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por e-mail, para preparar-se para ser avaliado.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).