Cursos
O EDUCAR E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
O Curso explana- Os novos rumos ditados pela Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, deu novo rumo à educação infantil aquela voltada a crianças de zero a seis anos integrando-a ao sistema de ensino. Há que se pontuar o que constitui a educação infantil nos termos da LDBEN. A educação escolar brasileira organiza-se em sistemas de ensino – federal, estadual e municipal: Art. 8º. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, “os respectivos sistemas de ensino“.
Portanto é essencial que os educadores/professores conheçam as principais etapas do desenvolvimento da CF, através do contato com um TF- treino fonológico, para poderem mobilizar as estratégias pedagógicas mais eficientes para compensar os Déficits da CF previamente existentes nas crianças, evitando o insucesso escolar (Alves, Freitas, & Costa, 2007;). Dada, a importância da consciência fonológica para alfabetização.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
O Curso explana- Os novos rumos ditados pela Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, deu novo rumo à educação infantil aquela voltada a crianças de zero a seis anos integrando-a ao sistema de ensino. Há que se pontuar o que constitui a educação infantil nos termos da LDBEN. A educação escolar brasileira organiza-se em sistemas de ensino – federal, estadual e municipal: Art. 8º. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, “os respectivos sistemas de ensino“.
Também expõe considerações no treino da Consciência fonológica- chamada de CF é muito importante para a aprendizagem posterior da leitura e da escrita, pelo que a implementação de estratégias promotoras desta capacidade é essencial, tanto em contexto de jardim-de-infância como nas escolas de 1º ciclo (Viana, 2006);
Portanto é essencial que os educadores/professores conheçam as principais etapas do desenvolvimento da CF, através do contato com um TF- treino fonológico, para poderem mobilizar as estratégias pedagógicas mais eficientes para compensar os Déficits da CF previamente existentes nas crianças, evitando o insucesso escolar (Alves, Freitas, & Costa, 2007;). Dada, a importância da consciência fonológica para alfabetização é de se estranhar a escassez de estudos que se preocupam em verificar como essa habilidade tem sido trabalhada nas classes preparatórias para alfabetização.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- O Educar e a Consciência Fonológica
Hora Aula do curso-80h
1º e 2 º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.ou
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou á combinar.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- O Educar e a Consciência Fonológica
Conteúdo programático- Apresentação, introdução, Prática pedagógica, A política específica para o desenvolvimento pleno, Síndrome de Down, Transformações Necessárias, A consciência fonológica, Habilidade Metalinguística, Relação ao Desenvolvimento da Consciência Fonológica, EDUCAÇÃO X LEI,A educação infantil, As instituições de educação infantil, Estilos Cognitivos, Consciência Fonológica, Capacidades e Tarefas Metafonológicas, Referências
Objetivo geral- O Curso explana- Os novos rumos ditados pela Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Programa- curso de 80h/a
Introdução- 20h
Quadro Teórico-30h
Metodologia-20h
Avaliação-10h
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência, juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).