Cursos
O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE
Este curso explana sobre currículo e ensino na educação e suas modificações curriculares no ensino médio, pois o Governo Federal apresentau em 2016 a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio, mudanças estas que afetarão o conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Este curso explana sobre currículo e ensino na educação e suas modificações curriculares no ensino médio, pois o Governo Federal apresentau em 2016 a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio, mudanças estas que afetarão o conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que turmas iniciadas em 2018 já possam se beneficiar destas mudanças. Até lá, as redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O ministro disse que a BNCC só deve ser concluída em “meados” de 2017. Nosso objetivo é auxiliá-lo na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
Sabemos que isto só será alcançado se oferecermos à criança brasileira pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania.
Portanto, tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.
Enfatizamos sobre uma Escola é entendida como Centro de Mudança das Práticas Educativas, onde todos os elementos do sistema educativo se encontram para interagir determinando a qualidade do processo ensino aprendizagem.
Ou seja, co participação proativa família e comunidade.
É ao nível da escola que se podem seguir corretamente os principais problemas que afetam a qualidade do ensino (absentismo dos alunos e dos professores, má utilização dos recursos humanos e materiais, práticas pedagógicas deficientes, etc.).
Por este motivo, a escola deve trabalhar com afinco juntamente de todos os seus parceiros para garantir a melhoria da qualidade do ensino.
Aposta-se numa educação de qualidade passa-se pela aliança sólida e profícua entre a escola, família e comunidade, isto é, implicação da comunidade educativa na gestão da escola.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE.
Hora Aula do curso- 140h aula
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.ou
Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência. Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE
Conteúdo programático- Apresentação, Introdução
Parâmetros Curriculares Nacionais, Breve histórico, O processo de elaboração dos Parâmetros dos Curriculares Nacionais Princípios e Fundamentos dos Parâmetros, Natureza e função dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Os Parâmetros Curriculares Nacionais Primeiro, Nível de Concretização ,Curriculares Nacionais, A Tradição Pedagógica Brasileira, Medida provisória, O Ensino Médio vai mudara radical e rapidamente, O Processo de Trabalho, O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica, Aprender a Conhecer, A Base Nacional Comum, As Três Áreas , Linguagens, Códigos e suas Tecnologia, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Links, Interdisciplinaridade e Contextualização, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais observações escola, comunidade família. Links,Referência Bibliográfica.
Objetivo Geral- Explanam o currículo e ensino na educação brasileiro suas modificações curriculares no ensino médio.
Programa- curso de 140h/a
Exemplo- 40h/a Introdução
40 h/a Quadro teórico
30h/a metodologia
30h/a Avaliação
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).