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O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE

R$ 160

Este curso explana sobre currículo e ensino na educação e suas   modificações curriculares no ensino médio, pois o Governo Federal apresentau em 2016 a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio, mudanças estas que afetarão o conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

  • Duração: 140 horas
  • Certificado: sim

 

 

 

 

Este curso explana sobre currículo e ensino na educação e suas   modificações curriculares no ensino médio, pois o Governo Federal apresentau em 2016 a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio, mudanças estas que afetarão o conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que turmas iniciadas em 2018 já possam se beneficiar destas mudanças. Até lá, as redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O ministro disse que a BNCC só deve ser concluída em “meados” de 2017. Nosso objetivo é auxiliá-lo na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.  
Sabemos que isto só será alcançado se oferecermos à criança brasileira pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania.
Portanto, tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.

Enfatizamos sobre uma Escola é entendida como Centro de Mudança das Práticas Educativas, onde todos os elementos do sistema educativo se encontram para interagir determinando a qualidade do processo ensino aprendizagem.

Ou seja, co participação proativa família e comunidade.

É ao nível da escola que se podem seguir corretamente os principais problemas que afetam a qualidade do ensino (absentismo dos alunos e dos professores, má utilização dos recursos humanos e materiais, práticas pedagógicas deficientes, etc.).

Por este motivo, a escola deve trabalhar com afinco juntamente de todos os seus parceiros para garantir a melhoria da qualidade do ensino.

Aposta-se numa educação de qualidade passa-se pela aliança sólida e profícua entre a escola, família e comunidade, isto é, implicação da comunidade educativa na gestão da escola.

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)- O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Hora Aula do curso- 140h aula

1º  e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.ou

 Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência. Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- O CURRÍCULO, ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE

 Conteúdo programático- Apresentação, Introdução                                                                  

Parâmetros Curriculares Nacionais, Breve histórico, O processo de elaboração dos Parâmetros dos Curriculares Nacionais     Princípios  e   Fundamentos dos  Parâmetros,  Natureza e função dos Parâmetros Curriculares Nacionais,  Os Parâmetros Curriculares Nacionais  Primeiro, Nível de Concretização ,Curriculares   Nacionais,   A Tradição Pedagógica Brasileira, Medida provisória,   O Ensino Médio vai mudara radical e rapidamente, O Processo de Trabalho,   O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica, Aprender a Conhecer,  A Base Nacional Comum, As Três Áreas , Linguagens, Códigos e suas Tecnologia, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia, Interdisciplinaridade e Contextualização,   Lei de Diretrizes  e Bases da Educação Nacional,   Links,      Interdisciplinaridade e Contextualização, Lei de Diretrizes  e Bases da Educação Nacional e demais observações escola, comunidade família.  Links,Referência Bibliográfica.                                      

Objetivo Geral- Explanam o currículo e ensino na educação brasileiro suas modificações curriculares no ensino médio.

Programa- curso de 140h/a

 Exemplo- 40h/a Introdução

40 h/a Quadro teórico

30h/a metodologia

30h/a Avaliação

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e  discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.

Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;

Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.

Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).