Cursos

LIBRAS PROFISSIONAL

R$ 150

O Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é destinado a todas as pessoas ouvintes que desejam manter uma comunicação proficiente com pessoas surdas. Almejamos oferecer um suporte intelectual para quem desejar conhecer e se aprofundar nesse idioma.

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria que sofre a opressão da sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade.

  • Duração: 120
  • Certificado: sim

 

 

 

 

O Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é destinado a todas as pessoas ouvintes que desejam manter uma comunicação proficiente com pessoas surdas. Almejamos oferecer um suporte intelectual para quem desejar conhecer e se aprofundar nesse idioma.

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria que sofre a opressão da sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade.

No entanto, para que esta participação seja efetiva é preciso difundir a língua, a cultura e a concepção de mundo dos surdos. E para isso esta apostila foi elaborada com conteúdos fundamentais para aprendizagem deste segundo idioma. O programa do curso reúne a aprendizagem da LIBRAS e situações vivenciadas no quotidiano,informações interessantes e curiosidades da cultura surda. Esperamos despertar em você o desejo de conhecer, a vontade de aprender e a capacidade de compreender um novo idioma, a Língua Brasileira de Sinais.

O QUE É LIBRAS? Língua Brasileira de Sinais
A Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS define a Língua Brasileira de Sinais – Libras como a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com esta comunidade.

Como língua, está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento linguístico de poder e força. Possui todos elementos classificatórios identificáveis numa língua e
demanda prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua.

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso LIBRAS

Hora Aula do curso-120h

Introdução-30h

Quadro Teórico-40h

Metodologia-30h

Avaliação   -20h

1º e 2º  SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quarta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

Quinta‐feira a Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- LIBRAS

 Conteúdo Programático: Já apresentado.       

Objetivo Geral- Aprender a conviver com as diferenças e respeitar o próximo no meio social. APRESENTAÇÃO-O QUÊ É LIBRAS? -QUEM SÃO OS SURDOS E QUEM SÃO OS OUVINTES?-CULTURAS E IDENTIDADES EM QUESTÃO-ALFABETO MANUAL-NUMERAIS E QUANTIFICAÇÃO-ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS E SUAS VARIAÇÕES-ICONICIDADE E ARBITRARIEDADE-ESTRUTURA GRAMATICAL-TIPOS DE MOVIMENTOS. ESTRUTURA SINTÁTICA-TIPOS DE FRASE-FORMAÇÃO DE PALAVRAS-REFERÊNCIAS

Programa- curso de 120h/a

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso. A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

 A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.

 Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;

 Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.

Apresentação da avaliação individual referente a  pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico). Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).

Conteúdo Programático

ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO

APRESENTAÇÃO

PRINCÍPIOS GERAIS PARA O ALUNO

METODOLOGIA

CERTIFICAÇÃO

O QUE É LIBRAS?

LEI 10.4369

DECRETO 5.62610

ALFABETO MANUAL

SAUDAÇÕES E CUMPRIMENTOS

SUBSTANTIVOS DE TEMPO

PRONOMES E EXPRESSÕES INTERROGATIVAS

NUMERAIS

DIAS DA SEMANA/ CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

CALENDÁRIO /DIA/ MÊS/ ANO

VERBOS

ANIMAIS

PRONOMES PESSOAIS COM VERBOS

COMPARTIMENTOS DA CASA

OBJETOS DA COZINHA

OBJETOS DO QUARTO

LOCALIZAÇÃO

LOCALIDADES PÚBLICAS, DE LAZER E OUTRAS

PRONOMES PESSOAIS/ POSSESSIVOS

SALA DE AULA/MATERIAL ESCOLAR

AMBIENTE DE TRABALHO/ESCOLA