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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EVOLUÇÃO PEDAGÓGICA

R$ 250

Estamos absorvendo o que nossos alunos absorvem em seus lares; portanto, somos também, reflexo de como estão sendo construídas as famílias, a comunidade e a sociedade. Já que absorvemos suas virtudes e, principalmente, seus desvios, seus problemas e seus paradigmas e somos afetados como qualquer ser humano.
Infelizmente, tudo isso é relatado dentro das instituições promotoras educacionais e fora delas, e continuamos a não ser escutados em tantas reuniões, colóquios, congressos, seminários ou demais encontros destinados à discussão intelectual desse grave e gritante problema que se mascara perante a omissão dos representantes políticos, que só proferem políticas públicas insustentável. Inaplicáveis e cujos recursos, que são as molas mestras destinadas à sua aplicabilidade, acabam influindo  grandemente durante o percurso até a destinação final, que seria a solução de tais problemas, mas que continuam a ressurgir ao longo do tempo em sociedade (CÓRDULA, 2010a).

  • Duração: 160
  • Certificado: sim

 

 

 

 

Este curso desenvolve o assunto sobre  uma  educação que   é considerada um importante instrumento impulsionador da transformação social.

Segundo a teoria liberal, a educação foi sempre considerada uma via para a mobilidade social e a chave de progresso individual e social.

Todavia, foi nos anos 60 que a educação principiou a atrair as atenções, de modo e  especial, economistas, políticos, populares estudiosos em geral formam  organismos com uma grande  capacidade de pensar, de raciocinar no que  permitia ao homem questionar, indagar a respeito das coisas do mundo.

E por meio desta inquietação permanente do homem, buscavam respostas para as suas questões, que se produzia assim o conhecimento.

Este conhecimento produzido por um  passado de uma geração que clamava por mudanças paradigmáticas, esta libertadora através de uma nova geração de membros mais experientes na família, da comunidade e também no ensino formalizado escolar.

A educação nacional está, a cada dia, retrocedendo pedagogicamente, em virtude de uma fragilidade social que impede que flua o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, fazendo referência principalmente à escola pública, onde infelizmente surgem as adversidades mais gritantes, reflexos de nossa sociedade caótica (CÓRDULA, 2010c).

O sublime ato de ensinar, que não se reduz simplesmente aos conteúdos curriculares, mas sim a mostrar caminhos, possibilidades e a estimular as potencialidades das jovens mentes em preparação para percorrer o longo caminho da vida cidadã, requer do profissional do magistério, acima de tudo, sacrifícios, mesmo essa profissão não sendo um sacerdócio;

Porém, ela é ainda vista pela sociedade como tal, esquecendo que estamos nos referindo a um ser humano exercendo uma profissão como tantas outras e que, portanto, não deveria sofrer constantemente acusações infundadas de uma sociedade habituada a ser inquisidora, esquecendo-se da condição humana do professor

Portanto, passível de erros, fragilidades, estresse e cansaço, sem contar a dose “homeopática” diária de conflitos, distúrbios, desvios de comportamento, faltas de educação doméstica, de respeito, de amabilidade, de perspectiva, de interesse, de abandono intelectual, social e familiar internalizados nas nossas salas de aula (CÓRDULA, 2010a; NOLTE; HARRIS, 2009).

Para Capra (2006), problemas sociais como a violência e tantos outros são reflexo direto do modo de vida que construímos, baseado no usufruto do ambiente (capitalismo, consumismo, busca pelo poder etc.).

Em que este está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida. Há, portanto, um viés nesse caminho sempre em constante construção, que é colocar na balança do ato de ensinar a seguinte questão crucial: ao ensinar também se aprende (FREIRE, 1996).

Ou seja, estamos absorvendo o que nossos alunos absorvem em seus lares; portanto, somos também, reflexo de como estão sendo construídas as famílias, a comunidade e a sociedade.

Já que absorvemos suas virtudes e, principalmente, seus desvios, seus problemas e seus paradigmas e somos afetados como qualquer ser humano.

Infelizmente, tudo isso é relatado dentro das instituições promotoras educacionais e fora delas, e continuamos a não ser escutados em tantas reuniões, colóquios, congressos, seminários ou demais encontros destinados à discussão intelectual desse grave e gritante problema que se mascara perante a omissão dos representantes políticos, que só proferem políticas públicas insustentável.

Inaplicáveis e cujos recursos, que são as molas mestras destinadas à sua aplicabilidade, acabam influindo  grandemente durante o percurso até a destinação final, que seria a solução de tais problemas, mas que continuam a ressurgir ao longo do tempo em sociedade (CÓRDULA, 2010a).

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários,

Aula do curso-1º e 2º  SEMESTRE / 2017

Horário- De Segunda  á Sábado

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)-  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EVOLUÇÃO PEDAGÓGICA

Carga Horaria-180h

Aula do curso-1º  e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

 Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência. O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a  combinar.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- Conteúdo programático- Apresentação, Introdução – Educação e Filosofia, Educação – Processo Oposto – A aculturação,De acordo com a UNESCO, Sociedade, A Educação e a Pedagogia – A Racionalidade, A Escola, A Reforma da Educação e a Reforma da Sociedade, A Ausência do Diálogo- Educação Transformadora, A Sociedade é Contraditória, Violência, Professor Agente de Transformação, Natureza Pedagógica da Escola- A Voz da Consciência Educacional, A Advertência- A Educação Popular, O exercício da autoridade competente, Recriar, Reinventar

Objetivo Geral- Explana o assunto sobre  uma  educação que   é considerada um importante instrumento impulsionador da transformação social.

Programa- curso de 180h/a

 Exemplo-  40h/a Introdução

50 h/a Quadro teórico

50h/a metodologia

40h/a Avaliação

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.

Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;

Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.

Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por e mail, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).