Cursos
ÉTICA/MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Objetivo de executar , ampliar e habilitar os participantes para uma visão atual e dinâmica do papel no ambiente de trabalho.
Expandir ferramentas para acrescentar a eficácia do trabalho em equipe, proporcionando receber conhecimentos para estabelecer esforços em conjuntos para alcançar conquistas, alcançar os objetivos e trazer retornos positivos para todos as pessoas e empresas; e favorecer um ambiente favorável aos convívios esses nem sempre tão fáceis de se lidar.
Este curso tem como objetivo de executar , ampliar e habilitar os participantes para uma visão atual e dinâmica do papel no ambiente de trabalho. Expandir ferramentas para acrescentar a eficácia do trabalho em equipe, proporcionando receber conhecimentos para estabelecer esforços em conjuntos para alcançar conquistas, alcançar os objetivos e trazer retornos positivos para todos as pessoas e empresas; e favorecer um ambiente favorável aos convívios esses nem sempre tão fáceis de se lidar.
A começar pelo irmão, que é completamente diferente de você na maneira de pensar, ou aquele colega da faculdade, que nunca se entrosa ou aquele colega da faculdade, que nunca se entrosa em conversas sobre política e, até a namorada que, apesar das afinidades, teima em torcer para o time rival, estas são diferenças próprias do ser humano.Assim como em qualquer ambiente que participamos, seja em casa, na faculdade, ou informalmente, como num clube, notamos que as pessoas apresentam diferentes personalidades.
O curso explana sobre o contexto filosófico, ética e moral suas diferenças e seus significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
Portanto as regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau, no sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante.
São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A moral e a ética na educação escolar, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, descreve a importância da ética na educação escolar.
Tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o papel da escola enquanto instituição que tem a responsabilidade de formar cidadãos que reflitam sobre suas ações promover uma autonomia na constituição de valores.
Frequentemente nos encontramos diante de situações que exigem tomadas decisões. Sempre que isso ocorre, essas decisões envolvem um julgamento moral da realidade, a partir do qual outras pessoas se orientam.
Vivemos numa sociedade em que os conceitos morais e éticos se tornaram ridículos e na maioria das vezes é tratado como absurdo e ultrapassado. A escola é o espaço ideal para reflexão, e ao educador cabe a função de promover a vivência de valores éticos importantes que tornem a humanidade melhor.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso ÉTICAMORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Hora Aula do curso-160h
Introdução-40h
Quadro Teórico-40h
Metodologia-40h
Avaliação -40h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quarta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Quinta‐feira a Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- ÉTICAMORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Conteúdo Programático: Apresentação, Introdução, Grupinhos no ambiente de trabalho, Organização Corporativa, Grupos denominado “Grupos denominados “panelinha” Como se sair das panelinhas Postura, O Sentido, Trabalho, Habilidades, Visão Futurista, Vivências do grupo, Pilares da Convivência, Estratégia, Sucesso de uma convivência, Ética e cordialidade, Convivências Profissionais, Atitudes Positivas no trabalho, Valorização de Colaboradores, Aptidão, Confiança no trabalho, A amizade e a sinceridade dos trabalhadores Equipe de trabalho, Diversidade, Inteligência Emocional, Os quatros pilares da Educação, O conceito da Educação em quatro pilares, Contribuição da Educação, Conhecimento, Métodos e Abordagens, Princípios, A sala de Aula, A Ética da Diversidade, Ética e Ciência, A Ética e a Responsabilização, O Que é Ciência, A Ciência e a Bioética, Dilemas Éticos e a Ciência, Caráter Social e Pessoal da Moral, Estrutura do Ato Moral, Autonomia é autodeterminação, Exemplos de temas para questões, Ética e Moral na Educação, A Educação e os Desafios do Currículo, A Escola, Links, Ética e o ser humano, Moral e o ser humano, Relação entre Ética Moral, Aprendizagem da Ética e da Moral, Evolução da Ética e da Moral, O progresso moral verifica-se quando Concepção de Valores, Links.
Objetivo Geral- Aprender a conviver com as diferenças e respeitar o próximo no ambiente de trabalho.
Programa- curso de 160h/a
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso. A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico). Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).