Cursos
ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA
Confirmamos a necessidade de uma educação voltada para o desenvolvimento integral do Ser Humano, fundamentada no estudo da Consciência, a partir da compreensão de que todo trabalho pedagógico deve, no mínimo, propor a criação de oportunidades que possibilitem conduzir o educando ao despertamento, conhecimento, desenvolvimento e expansão de sua consciência, em função da sua necessidade de conhecer, autoconhecer e auto-realizar, considerando a Finalidade da Vida e a Razão de Nossa Existência.
Assim sendo e considerando que a prática da reflexão propicia o discernimento, este, a iniciativa, e toda iniciativa, as realizações, iremos nos dedicar às reflexões sobre educação e o nosso papel enquanto educadores, com o propósito de realizações ainda maiores.
O presente Curso de Extensão: Ensaios sobre Consciência foi idealizado com o propósito de propiciar, ao público alvo interessado na temática Consciência, reflexões plausíveis acerca de tal tema em face da necessidade da formação integral do Ser Humano, com base em valores universais.
A Consciência deve ser considerada como o primeiro e último conhecimento que o Ser Humano pode e deve utilizar para saber bem lidar com os desafios da vida e discernir o melhor caminho que deve seguir. Ela é uma das mais importantes faculdades do Ser Humano, pois possibilita ao mesmo integrar os sentimentos, pensamentos e atos, em prol do seu desenvolvimento integral.
O nosso projeto educativo é tentar integrar e não afastar o Ser Humano de si mesmo, o que implica ter presente seus valores subjetivos, além dos objetivos, proporcionando aos educandos condições de uma formação adequada, de tal forma que possam descobrir, por si só, suas tendências e seus valores próprios, bem como sua finalidade de existir, seus deveres naturais para com a vida, incluindo valores que envolvam as pessoas, de um modo geral, e o equilíbrio dinâmico nas relações cotidianas.
Deste modo, destacamos a relevância de um curso cuja proposta é auxiliar os participantes, quanto ao conhecimento, desvendamento e aprofundamento teórico e metodológico acerca da consciência, como meio de melhoria da sua qualidade de vida, afinal quanto mais Consciência menos conflitos individuais e sociais.
Desejamos discernimento, iniciativas e realizações.
Texto adaptado de: LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
OBJETO (O QUE É?)
Trata do assunto que se deseja provar ou desenvolver de modo contextualizado, especificando de que trata o trabalho, de forma caracterizada e com limites bem definidos, se necessário, especificar o local, circunstância e outros detalhes que permitam situar com segurança o objeto da investigação. A área do conhecimento da ciência em que acontecerá o estudo também deve ser apresentada no texto. Consciência é isto.
O presente artigo tem como objetivo fomentar uma sinergia nacional acerca do estudo da Consciência, através da educação formal e se apresenta como um convite à reflexão do educador sobre o seu papel de auxiliar no processo de despertamento, construção, desenvolvimento e/ou expansão da Consciência dos educandos, incluindo ações que favoreçam a integração do seu sentir, pensar e agir.
Consciência implica operação que não deixa resto.(A Arca)
A temática proposta no presente artigo: “Consciência e Educação” retrata, de certa forma, a consciência que temos da responsabilidade como dever e da liberdade como direito, bem como da nossa utilidade individual e social, especialmente, através da educação, e do fato de buscarmos, no dia-a-dia agir e interagir com base, não só no conhecimento, mas também no autoconhecimento, em prol da auto-realização.
Apesar dos estudos sobre Consciência não serem recentes, eles têm sido aprofundados a partir do século XX, à luz de reflexões e abordagens teórico-práticas de psicólogos transpessoais, pedagogos, filósofos, físicos quânticos, neucientistas, sociólogos, revelando, direta ou indiretamente, a necessidade de fazermos Ciência com Consciência.
O estudo da Consciência, por sua vez, nos remete a uma melhor compreensão da vida, a partir da concepção do Ser Humano como uma totalidade. Portanto, um Ser que sente, pensa e age, lembrando que os nossos sentimentos, pensamentos e atos, nada mais são senão expressões de nossa consciência. Com isso, buscamos ouvir e atender a um apelo contemporâneo por uma educação integral, transcendendo a visão dual entre ciência e religião.
Até porque enquanto a educação estiver sendo dissociada do corpo, da alma e da totalidade do Ser Humano significa que as ciências ainda abstêm-se do que indica a noção exata de Consciência e de Lei Natural, para a evolução abreviada consciente do gênero humano; e, enquanto assim, os educandos inclinam-se na busca prioritária da segurança, satisfação e felicidade, sem a razão, o bom senso e a boa intenção; por conseguinte, sem a sabedoria, a força e a beleza nas ações.
Por isso, não nos cabe mais, por exemplo, buscar fazer Ciência sem Consciência, ou mesmo buscar promover o desenvolvimento profissional, através da educação, sem a preocupação com o despertamento, desenvolvimento e socialização do potencial humano como um todo. Afinal, Ciência sem Consciência deforma a alma humana e fragmenta o corpo físico.
Nesse contexto, confirmamos a necessidade de uma educação voltada para o desenvolvimento integral do Ser Humano, fundamentada no estudo da Consciência, a partir da compreensão de que todo trabalho pedagógico deve, no mínimo, propor a criação de oportunidades que possibilitem conduzir o educando ao despertamento, conhecimento, desenvolvimento e expansão de sua consciência, em função da sua necessidade de conhecer, autoconhecer e auto-realizar, considerando a Finalidade da Vida e a Razão de Nossa Existência.
Assim sendo e considerando que a prática da reflexão propicia o discernimento, este, a iniciativa, e toda iniciativa, as realizações, iremos nos dedicar às reflexões sobre educação e o nosso papel enquanto educadores, com o propósito de realizações ainda maiores.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA
Hora Aula do curso-120h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA
Conteúdo Programático- SUMÁRIO
OBJETO-PARTE TEÓRICA-CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO-BARRETO, Maribel-PARTE PRÁTICA-BUDA E A FLOR DE LOTUS-REALIDADE E ILUSÃO – NECESSIDADES E DESEJOS -CONFLITOS FAMILIARES-FINALIDADE- PARTE TEÓRICA- O PAPEL DA CONSCIÊNCIA EM FACE DOS DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO-BARRETO, Maribel-PARTE PRÁTICA
FUNDAMENTO-PARTE TEÓRICA
A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA DOS PRIMORDIOS ATÉ A ÉPOCA ATUAL, MOGGI, Jair-PARTE PRÁTICA
A VIDA DO OUTRO LADO DA JANELA -A DENSIDADE-A BALANÇA
MÉTODO-PARTE TEÓRICA-O CENTRO É TODA PARTE: A CONSCIÊNCIA É PROVA CABAL DISTO-BARRETO, Maribel
PARTE PRÁTICA-O CHAPÉU DE CHUVA À PORTA
TESTE SEU CORPO CALOSO-MEDITAÇÃO
RECURSOS
PARTE TEÓRICA-OS NÍVEIS DO PENSAR E A CONSCIÊNCIA HUMANA
TORRES, Clérisson
PARTE PRÁTICA
PARÁBOLA IMUTABILISTA
AS CINCO DEVOÇÕES DIÁRIAS
UTILIZANDO A PERPCEPÇÃO
FONTE
PARTE TEÓRICA
CONSCIÊNCIA SIGNIFICA SEM SIGNIFICAR
BARRETO, Maribel
PARTE PRÁTICA
O CÉU E O INFERNO
MANDALA
CONTEMPLAÇÃO
ATRAVESSANDO O RIO
DESTRINCHANDO O OBJETO
MEUS VÍCIOS E MINHAS VIRTUDES
JUSTIFICATIVA
PARTE TEÓRICA-PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA EPISTEMOLOGIA E NA DIDÁTICA DO SÉCULO XXI
MORAES, Maria Cândida
PARTE PRÁTICA-PARÁBOLA IMUTABILISTA-A ORIGEM DO CONFLITO
A MINHA COMUNIDADE HOJE/ A MINHA COMUNIDADE COMO A QUERO
Programa- curso de 120h/a
Introdução- 30h
Quadro Teórico-30h
Metodologia-30h
Avaliação-30h
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão expostos teoricamente e na atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
SUBSÍDIOS PARA AJUDAR NA AVALIAÇÃO.
A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).