Cursos
EJA : Conquistas, Desafios e Estratégias de Lutas
O presente trabalho explana uma pesquisa desenvolvida na Educação de Jovens e adultos, desafios encontrados pelos docentes e discentes da EJA que influenciam ou não na evasão escolar, desmotivação, esta que gera este abandono escolar.
Determinar claramente a identidade da EJA, pressupõe um olhar diferenciado para seu público, acolhendo de fato seus conhecimentos, interesses e necessidades de aprendizagem. Pressupõe-se, também, a formulação de propostas flexíveis e adaptáveis às diferentes realidades, contemplando temas como a cultura e tudo que esta contempla: relações sociais, necessidades dos alunos e da comunidade, meio ambiente, cidadania, trabalho e exercício da autonomia.
Portanto,o ensinar no EJA caracteriza-se pela experiência de quem estuda e de quem ensina; Pois cremos que quem ensina também aprende, e quem aprende também pode ensinar, pelo testemunhar as vivências todas elas vividas e dialogadas e bem percebidas em sala de aula.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
O presente trabalho explana uma pesquisa desenvolvida na Educação de Jovens e adultos, desafios encontrados pelos docentes e discentes da EJA que influenciam ou não na evasão escolar, desmotivação, esta que gera este abandono escolar.Traçamos um elo de compreensão e diálogo entre as nossas considerações e as teorias que as esclarecem utilizando assim alguns estudiosos no assunto como: Haddad, Danyluk e Pinto. Freire, Wallon e outros.
Determinar claramente a identidade da EJA, pressupõe um olhar diferenciado para seu público, acolhendo de fato seus conhecimentos, interesses e necessidades de aprendizagem. Pressupõe-se, também, a formulação de propostas flexíveis e adaptáveis às diferentes realidades, contemplando temas como a cultura e tudo que esta contempla: relações sociais, necessidades dos alunos e da comunidade, meio ambiente, cidadania, trabalho e exercício da autonomia.
Percebemos deste modo que há algumas divergências entre as compreensões, respostas obtidas e as falas, ou seja, a realidade, é aplicada de diversas maneiras, o ensinar no EJA caracteriza-se pela experiência de quem estuda e de quem ensina; Pois cremos que quem ensina também aprende, e quem aprende também pode ensinar, pelo testemunhar as vivências todas elas vividas e dialogadas e bem percebidas em sala de aula.
Portanto os desafios apontados pelos alunos, podem em grande parte serem trabalhados e amenizados para não ocorrer a evasão.O educador faz o diferencial.Garantir o acesso de pessoas jovens e adultos à educação é, antes de tudo, respeitar um direito do ser humano; direito esse garantido pela Constituição Federal. Os jovens e adultos que não sabem ler, ou com pouca escolaridade, são pessoas que tiveram no seu passado podado, devido um fato da vida ou sobrevivência. Sabemos que as pessoas que passam por processos educativos escolares, podem exercer melhor sua cidadania e deste modo ter autonomia na vida em sociedade.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso – EJA : Conquistas, Desafios e Estratégias de Lutas
Hora Aula do curso-80h
Introdução 20h
Quadro Teórico 30h
Metodologia 20h
Avaliação 10h
1º e 2º SEMESTRE / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- EJA: Conquistas, Desafios e Estratégias de Lutas.
Conteúdo programático- Apresentações, INTRODUÇÃO, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, No período da ditadura militar no Brasil, HISTÓRICO DA EJA, EDUCAÇÃO DE EJA, DESAFIOS NA EJA: NECESSIDADE DE MUDANÇAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Eja na atualidade, O Novo Mundo do Trabalho e a Educação Escolar, O resultado é a existência de políticas, A EJA na LDB 9.394/96, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, LINKS,.
Objetivo Geral- Desenvolver na Educação de Jovens e adultos, desafios encontrados pelos docentes e discentes da EJA que influenciam ou não na evasão escolar, desmotivação, esta que gera este abandono escolar.
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discencia juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.
OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.
Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).
Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).