Cursos

Educação, Política e Sociedade.

R$ 150

O curso explana uma política comum as pessoas imaginarem um espaço externo à sua vida cotidiana e que diz respeito ao Estado, políticos encarregados das decisões relativas à Administração Pública. Essa, uma visão necessária pois, todos nós, como cidadãos, temos o direito,dever de participar do processo político. A real Democracia (onde o povo participe de alguma forma das decisões que interferem nas relações sociais) supõe uma prática pedagógica: educar para a cidadania.
Pois, Educar é um ato que visa não apenas desenvolver nossas habilidade físico-motoras e psíquicas-afetivas, mas igualmente à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação para a cidadania significa fazer de cada pessoa um agente de transformação social, por meio de uma práxis pedagógica, filosófica, sociológica: uma reflexão/ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)

  • Duração: 120
  • Certificado: sim

 

 

 

 

O  curso explana uma política  comum as pessoas imaginarem um espaço externo à sua vida cotidiana e que diz respeito ao Estado, políticos encarregados das decisões relativas à Administração Pública. Essa, uma visão necessária pois, todos nós, como cidadãos, temos o direito,dever de participar do processo político.

A real Democracia (onde o povo participe de alguma forma das decisões que interferem nas relações sociais) supõe uma prática pedagógica: educar para a cidadania. Pois, Educar é um ato que visa não apenas desenvolver nossas habilidade físico-motoras e psíquicas-afetivas, mas igualmente à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação para a cidadania significa fazer de cada pessoa um agente de transformação social, por meio de uma práxis pedagógica, filosófica, sociológica: uma reflexão/ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

Portanto  deseja-se uma  educação voltada para o exercício da cidadania em seu sentido mais pleno, em que os cidadãos efetivamente participam das decisões políticas que os afetam. Uma concepção de cidadão enquanto sujeito político que exige “uma revisão profunda na relação tradicional entre educação, cidadania e Participação Política” (ARROYO, 1995, p. 74).

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)-  Curso de Educação, Política e Sociedade

Hora Aula do curso-120h

1º  e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

 Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- Curso de Educação, Política e Sociedade.

Conteúdo Programático

Noções- Introdução, A sociedade, Educação, Os indicadores de aprendizagem, MEC aos dirigentes públicos, Cenário contemporâneo, Formação política dos indivíduos, Administração Pública, ADMINISTRAÇÃO DIRETA, ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, Democracia, A fórmula de Abraham Lincoln, Hoje em dia a democracia, A democracia participativa, Gestão Democrática, Educar para a cidadania: LDB e PCN, A utilização do espaço escolar, Temas Transversais, Sociologia e Filosofia, Os Movimentos sociais, Links, Referências Bibliográficas,

Objetivo Geral- Revisar profundamente na relação  entre educação, cidadania e Participação Política.

Programa- curso de 120h/a

 Introdução- 30h

Quadro Teórico-30h

Metodologia-30h

Avaliação- 20h

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

  1. A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
  2. Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
  3. Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
  4. Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por e-mail, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).