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EDUCAÇÃO INFANTIL AMOR E VIDA

R$ 160

Art. 31. “Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento” (grifado), sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Dos textos legais trazidos à apreciação, depreende-se que a educação infantil passou a integrar a educação escolar, perdendo a característica que antes ostentava de mero assistencialismo e cuidado de crianças que necessitam de creches e maternais em razão da indisponibilidade de tempo de seus responsáveis. A nova concepção abrange bem mais que o simples cuidar de crianças.

  • Duração: 140 horas
  • Certificado: sim

 

 

 

 

Este curso explana  as diretrizes da educação infantil, de acordo com a Lei 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996, onde não só buscam o reconhecimento do exercício da função de professora e a incidência das normas especiais pertinentes, mas a práxis verdadeira que se deve exercer ao plenamente neste período, para que ocorra o real processo de ensino e aprendizagem, com a orientação, socialização esta precisa ao cognitivo e ao sistema psicomotor da criança,  levando o ao pleno desenvolvimento intelectual, pronto a enfrentar novos desafios.

Com isto antes de qualquer ação pedagógica, temos que ser conhecedores da lei, pois só ela sendo cumprida já faz um diferencial, imagine a teoria e a prática, essas bem aplicadas.

EDUCAÇÃO INFANTIL NA TEORIA

A Lei de diretrizes e bases da educação nacional e o enquadramento dos auxiliares e atendentes de creche ou pré-escola como professores

(Publicado na Revista Justiça do Trabalho nº 251, p.25).Édila Fernandes Bins.Analista Judiciária do TRT 4ª R – RS

São comuns, nos pretórios trabalhistas, as lides em que empregadas contratadas como recreacionistas, atendentes ou auxiliares de creche e pré-escola buscam o reconhecimento do exercício da função de professora e a incidência das normas especiais pertinentes.

A jurisprudência tem sido recalcitrante, inclinando-se pela rejeição do pedido, muito embora a nova concepção de educação infantil  e já não tão nova revelada na Lei nº 9.394/96, pareça conduzir a caminho diverso.

OS NOVOS RUMOS DITADOS PELA LEI Nº 9.394/96

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, deu novo rumo à educação infantil – aquela voltada a crianças de zero a seis anos – integrando-a ao sistema de ensino.

Em um primeiro momento, há que se pontuar o que constitui a educação infantil nos termos da LDBEN. A educação escolar brasileira organiza-se em sistemas de ensino – federal, estadual e municipal:

Art. 8º. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, “os respectivos sistemas de ensino” (grifado).

  • 1º. Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
  • 2º. Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta lei.   Os arts. 9º, 10 e 11 arrolam a competência atribuída a cada sistema de ensino. Dentre as incumbências conferidas ao sistema de ensino municipal está a de “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas” (sic art. 11).  O inciso II do art. 18 insere, ainda, nos sistemas de ensino municipais, as “instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada” ..

O art. 21 distribui a educação nacional em dois níveis a educação básica e a educação superior. Compondo o primeiro nível, estão a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

No capítulo II do mesmo título, discorrem os arts. 29 a 31 sobre a educação infantil, definindo sua finalidade, a forma de oferta e, inclusive, o processo de avaliação.

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

  1. “creches” (grifado), ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
  2. “pré-escolas” (grifado), para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. “Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento” (grifado), sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Dos textos legais trazidos à apreciação, depreende-se que a educação infantil passou a integrar a educação escolar, perdendo a característica que antes ostentava de mero assistencialismo e cuidado de crianças que necessitam de creches e maternais em razão da indisponibilidade de tempo de seus responsáveis. A nova concepção abrange bem mais que o simples cuidar de crianças.

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)EDUCAÇÃO INFANTIL AMOR E VIDA

Hora Aula do curso-140h

1º e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso-  EDUCAÇÃO INFANTIL AMOR E VIDA

Conteúdo programático- Apresentação, Educação Infantil na Teoria,

Introdução, Os Novos Rumos Ditados pela Lei Nº 9.394/96, As Contribuições da Educação na Sociedade, Papel da Escola, As Transformações na Sociedade, O Enquadramento do Recreacionista,  Atendente ou Auxiliar de Creche e Pré-Escola como Professor, sob o Enfoque da Lei Nº 9.394/96,As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CNE/CEB nº 5, de 17 dezembro de 2009), A Educação Transforma ou Reproduz a Sociedade?, A Escola Trabalha, O Sistema Educacional Brasileiro,As Sociedades Pré-Modernas.

Objetivo Geral- Explanar  as diretrizes da educação infantil, de acordo com a Lei 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996, onde não só buscam o reconhecimento do exercício da função de professora e a incidência das normas especiais pertinentes

Programa- curso de 140h/a

 Exemplo- 40h/a Introdução

40 h/a Quadro teórico

30h/a metodologia

30h/a Avaliação

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência,  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.

Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;

Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.

Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).