Cursos
EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE
Este curso enfatiza sobre uma Escola é entendida como Centro de Mudança das Práticas Educativas, onde todos os elementos do sistema educativo se encontram para interagir determinando a qualidade do processo ensino aprendizagem. Ou seja, coparticipação proativa família e comunidade.
Portanto, aposta-se numa educação de qualidade passa-se pela aliança sólida e profícua entre a escola, família e comunidade, isto é, implicação da comunidade educativa na gestão da escola. Sabemos que uma aliança forte entre a escola, família e comunidade vai permitir a mudança de atitudes e comportamentos a todos os níveis, na medida em que tudo é pensado e planificado em torno de um objetivo comum que é preparar cidadãos responsáveis, inteligentes, criativos e inovadores, capazes de transformar a si próprio e a sociedade positivamente.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
Este curso enfatiza sobre uma Escola é entendida como Centro de Mudança das Práticas Educativas, onde todos os elementos do sistema educativo se encontram para interagir determinando a qualidade do processo ensino aprendizagem. Ou seja, co participação proativa família e comunidade.
É ao nível da escola que se podem seguir corretamente os principais problemas que afetam a qualidade do ensino (absentismo dos alunos e dos professores, má utilização dos recursos humanos e materiais, práticas pedagógicas deficientes, etc.). Por este motivo, a escola deve trabalhar com afinco juntamente de todos os seus parceiros para garantir a melhoria da qualidade do ensino.
Portanto, aposta-se numa educação de qualidade passa-se pela aliança sólida e profícua entre a escola, família e comunidade, isto é, implicação da comunidade educativa na gestão da escola. Sabemos que uma aliança forte entre a escola, família e comunidade vai permitir a mudança de atitudes e comportamentos a todos os níveis, na medida em que tudo é pensado e planificado em torno de um objetivo comum que é preparar cidadãos responsáveis, inteligentes, criativos e inovadores, capazes de transformar a si próprio e a sociedade positivamente.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso (Aberto)- Educação, Família, Escola e Comunidade
Hora Aula do curso-160h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- Educação, Família, Escola e Comunidade
Conteúdo programático- – Apresentação, Introdução, Escola e comunidade, A construção do projeto político pedagógico, Família e escola, O Direito à Educação, Paradigmas de Escola, Comunidade e Participação, Tipos de Participação na Gestão das Escolas, Participação dos Professores, Participação dos Trabalhadores Não Docentes, Participação dos Alunos, Participação dos Pais na Gestão das Escolas, as Reuniões, Vantagens da Participação dos pais, Envolvimentos das Famílias e da Comunidade nas Escolas, Envolvimentos dos Pais em Atividades de Aprendizagem em Casa, Comunicar com os Pais, Envolvimentos dos Pais NA ESCOLA, Envolvimentos dos Pais na Gestão das Escolas, O Currículo e a Parceria Família / Escola, Papel do Supervisor Relação Escola, Família Comunidade, Relações Escola e comunidade, Possíveis Estratégias Básicas que Podem Servir para uma Boa Relação Escola, Família, Comunidade, Links, Referências
Objetivo do Curso- Enfatizar sobre uma Escola é entendida como Centro de Mudança das Práticas Educativas, onde todos os elementos do sistema educativo se encontram para interagir determinando a qualidade do processo ensino aprendizagem.
Programa- curso de 160h/a
Introdução- 40h
Quadro Teórico-40h
Metodologia-40h
Avaliação-40h
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência, juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO
DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.
Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.
A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso. OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado. Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).