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Curso de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS

R$ 180

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

  • Duração: 160
  • Certificado: sim

 

 

 

 

PRINCÍPIOS GERAIS PARA O ALUNO

Para que o aluno alcance um nível razoável em seu desempenho comunicativo, precisará ter o desejo e oportunidade de se comunicar em Libras, por isso as orientações metodológicas, abaixo, servirão dos seguintes princípios gerais que nortearão o ensino/aprendizagem desta língua:

  • Evite falar durante as aulas

Devido ao fato das línguas de sinais utilizarem o canal gestual-visual, muitos alunos ouvintes ficam tentados a falar em sua língua enquanto tentam formular uma palavra ou frase na língua que estão aprendendo. Esta atitude pode ocasionar um ruído na comunicação, ou seja, uma interferência mútua de códigos, que prejudica o processo de aprendizagem de uma segunda língua, já que cada uma tem a sua própria estrutura. Tente “esquecer” sua língua oral-auditiva quando estiver formulando frases em Libras. Um aprendizado de uma segunda língua pode ter o suporte da primeira para se compreender e comparar as gramáticas das duas línguas, mas quando se está estruturando uma frase, tente “pensar” em Libras;

  • Use a escrita ou expressões corporais para se expressar

Em um primeiro momento, devido ao fato de não se ter ainda um domínio da língua, o aluno, motivado por uma insegurança natural, é tentado a usar sua língua para perguntar ao professor ou aos seus colegas o que não consegue apreender de imediato. Uma alternativa, para evitar esta interferência, é a comunicação através da datilologia, ou tentar a utilização de expressões corporal e facial a partir do contexto, recursos utilizados pelos próprios surdos ao se comunicarem com ouvintes, que não conseguem compreendê-los quando se expressam oralmente, ou não sabem língua de sinais. Tente sempre se expressar em Libras, o professor entenderá sua comunicação e induzirá aos sinais que serão necessários para a situação comunicativa que deseja se expressar;

  • Não tenha receio de errar

O erro não deve ser entendido como falha, mas como um processo de aprendizagem. Tenha segurança em si mesmo. Na comunicação sempre o erro está presente, mas o contexto ajuda a perceber a intenção comunicativa e o professor ou o colega poderá ajudar a encontrar a forma adequada para a situação. Pense na mensagem que se quer transmitir e não nas palavras isoladamente;

  • Desperte a atenção e memória visuais

Como os falantes de línguas orais-auditivas desenvolvem geralmente mais atenção e memória auditivas, é necessário um esforço para o desenvolvimento da percepção visual do mundo – um olhar, uma expressão facial, uma sutil mudança na configuração das mãos é um traço que pode alterar o sentido da mensagem;

  • Sempre fixe o olhar na face do emissor da mensagem

As línguas de sinais são articuladas em um espaço neutro à frente do emissor, mas como as expressões facial e corporal podem especificar tipos de frases e expressões adverbiais, é preciso estar atento ao sentido dos sinais no contexto onde estão colocados. O importante é a frase e não o sinal isolado. É, também, considerado falta de educação o desviar o olhar durante a fala de alguém, pois representa desinteresse no assunto;

  • Atente-se para tudo que está acontecendo durante a aula

Preste atenção nas orientações e conversas do professor com outro aluno e nas atividades feitas pelos seus colegas de classe. Tudo é aprendizagem;

  • Demonstre envolvimento pelo que está sendo apresentado

Através de aceno de cabeça, expressão facial e certos sinais, o receptor demonstra ao emissor da mensagem que está interessado, compreendendo e que este pode continuar sua fala (função fática da linguagem);

  • Comunique-se com seus colegas de classe, em Libras, mesmo em horário extraclasse ou em outros contextos

Assim pode-se sempre exercitar e apreender as vantagens de se saber uma língua de sinais em certas situações onde se quer falar à distância, o som atrapalha ou mesmo a mensagem deve ser sigilosa;

  • Envolva-se com as comunidades surdas

Como todo aprendizado de língua, o envolvimento com a cultura e os usuários é importantíssimo, portanto, não basta ir às aulas e revê-las através da fita de vídeo, é preciso também buscar um convívio com os surdos para poder interagir em Libras e, consequentemente, ter um melhor desempenho linguístico.

FONTE: http://www.faseh.edu.br/biblioteca_/arquivos/acervo_digital/Libras_em_contexto_Livro_do_Professor.pdf

METODOLOGIA

Neste Módulo – Básico, o curso terá uma duração de 120h/a. Aula expositiva sobre os fundamentos históricos e filosóficos da educação de surdos utilizando recursos de multimídias. Aulas práticas em LIBRAS através de diálogos individuais e em grupos.

As técnicas de ensino serão as seguintes:

  • Exposição do conteúdo através das LIBRAS;
  • Aulas práticas em LIBRAS;
  • Diálogos em grupos e individuais.

CERTIFICAÇÃO

O curso apresenta carga horaria de 120h/a e o certificado será expedito pela instituição____________________________________________________________________________. Reforçamos a importância da frequência às aulas, pois as vivencias em sala são fundamentais para um bom aproveitamento do curso.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras é um sistema linguístico com estrutura gramatical própria, que permite a transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil (Lei Federal n° 10.436/02). Sua modalidade se dá pela via espacial visual diferente da maioria ouvinte, que é oral-auditiva.

APRESENTAÇÃO

O Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS –  é destinado a todas as pessoas ouvintes que desejam manter uma comunicação proficiente com pessoas surdas. O trabalho desenvolvido pelos profissionais ouvintes nas áreas da saúde, educação, trabalho, entre outros, necessitam da LIBRAS para alcançar um bom rendimento nas atividades desenvolvidas com os sujeitos surdos.

Os indivíduos surdos são os multiplicadores naturais, porque a LIBRAS foi desenvolvida pela própria comunidade surda e, toda beleza, riqueza de sentimentos, detalhes, profundidade e competência são transmitidas pelos seus usuários.

O programa do curso reúne a aprendizagem da LIBRAS e situações vivenciadas no quotidiano. Além disso, discute algumas questões acerca da pessoa surda, participe de uma comunidade linguística minoritária e cultural, envolvendo assuntos, principalmente, sobre língua, história e filosofias aplicadas na educação dos surdos.

O curso de LIBRAS –  Noções Básicas compreende um módulo em 120 h/a.

As avaliações:

AV- 1: Avaliação subjetiva (assiduidade, participação, pontualidade)

AV- 2: Avaliação prática (diálogo)

AV- 3: Avaliação escrita

OBJETIVOS

GERAL: Capacitar pessoas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, no Básico, para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes em diversas situações.

ESPECÍFICOS:

  • Divulgar a LIBRAS;
  • Conhecer os fundamentos sociolinguísticos que legitimam a LIBRAS como Língua natural dos surdos;
  • Ampliar a comunicação em LIBRAS entre surdos e ouvintes;
  • Conscientizar e formar agentes multiplicadores ouvintes na pesquisa sobre surdez e em língua de sinais;
  • Oportunizar aos cursistas uma mudança de postura em relação à pessoa surda.

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso LIBRAS

Hora Aula do curso-160h

Introdução-40h

Quadro Teórico-40h

Metodologia-40h

Avaliação   -40h

1º e 2º  SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quarta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

Quinta‐feira a Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- LIBRAS

 Conteúdo Programático: Já apresentado.        

Objetivo Geral- Aprender a conviver com as diferenças e respeitar o próximo no meio social.

Programa- curso de 160h/a

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso. A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

 A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.

 Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;

 Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.

Apresentação da avaliação individual referente a  pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico). Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).

Conteúdo Programático

ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO 3

APRESENTAÇÃO4

PRINCÍPIOS GERAIS PARA O ALUNO5

METODOLOGIA6

CERTIFICAÇÃO6

O QUE É LIBRAS?7

LEI 10.4369

DECRETO 5.62610

ALFABETO MANUAL19

SAUDAÇÕES E CUMPRIMENTOS20

SUBSTANTIVOS DE TEMPO21

PRONOMES E EXPRESSÕES INTERROGATIVAS22

NUMERAIS24

DIAS DA SEMANA/ CONDIÇÕES CLIMÁTICAS25

CALENDÁRIO /DIA/ MÊS/ ANO26

VERBOS27

ANIMAIS28

PRONOMES PESSOAIS COM VERBOS31

COMPARTIMENTOS DA CASA33

OBJETOS DA COZINHA35

OBJETOS DO QUARTO36

LOCALIZAÇÃO37

LOCALIDADES PÚBLICAS, DE LAZER E OUTRAS 38

PRONOMES PESSOAIS/ POSSESSIVOS39

SALA DE AULA/MATERIAL ESCOLAR41

AMBIENTE DE TRABALHO/ESCOLA42