Cursos

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

R$ 150

Este curso explana a realidade de cada criança como um ser único, cada um tem seu próprio jeito de pensar, aprender e compreender tudo o que está em sua volta. Sabemos que, em tempos atuais as instituições de ensino estão tendo suas atenções voltadas para as dificuldades de aprendizagem que são demonstradas por seus estudantes, eles apresentam estas dificuldades através de suas atitudes em sala de aula. Muitas destas, por sua vez, tornam-se uma incógnita para os professores. Porem, ressalta-se que cada estudante possui sua personalidade própria. Isso é reconhecido através de seus atos.Pessoas são diferentes, assim como a maneira como cada um detém o aprendizado.É preciso buscar entender o que está ocorrendo com o mesmo, averiguar o que o está impedindo o aluno de aprender e buscar ajudá-lo.

PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)

  • Duração: 120 horas
  • Certificado: sim

 

 

 

 

Este curso explana a realidade de cada criança como um ser único, cada um tem seu próprio jeito de pensar, aprender e compreender tudo o que está em sua volta. Sabemos que, em tempos atuais as instituições de ensino estão tendo suas atenções voltadas para as dificuldades de aprendizagem que são demonstradas por seus estudantes, eles apresentam estas dificuldades através de suas atitudes em sala de aula. Muitas destas, por sua vez, tornam-se uma incógnita para os professores.

Porem, ressalta-se que cada estudante possui sua personalidade própria. Isso é reconhecido através de seus atos.  Pessoas são diferentes, assim como a maneira como cada um detém o aprendizado. E quando algo está impedindo que a criança aprenda, diz-se que a criança apresenta “problemas de aprendizagem”.

É preciso buscar entender o que está ocorrendo com o mesmo, averiguar o que o está impedindo o aluno de aprender e buscar ajudá-lo. Essas crianças são rotuladas pela sociedade e muitas necessitam de um acompanhamento diferenciado pelos profissionais da instituição escolar e de outros fora dela. Existem fatores, conceitos e terminologias que determinam o motivo pelo qual uma criança não consegue desenvolver pedagogicamente. Podendo ser: dificuldades de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem e transtorno; Com suas especificidades podem levar o aluno a ter problemas de aprendizagem.

 

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)- Dificuldade de Aprendizagem

Hora Aula do curso-120h

1º e 2º  SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á  Quinta-feira  – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

 Sexta-Fórum – A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ( à combinar com o ministrante) ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência,    horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- Dificuldade de Aprendizagem

Conteúdo programático- Apresentação, Introdução, Problemas de Aprendizagem, Conceitos de dificuldades, Professores x alunos, Aprendizagem, Características das dificuldades de aprendizagem, Professor x Avaliação, Dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar Problemas Gerados pela Dificuldade de Aprendizagem, Origem, A metodologia da escola, O psicopedagogo, O docente, Importância do apoio da família, O olhar do psicopedagogo, A relação da família com os problemas de aprendizagem, Dificuldades de aprendizagem x medicalização, Diferentes Olhares sobre os Problemas de Aprendizagem, O Estatuto da Criança e do Adolescente Uma escola para todos nunca existiu, Links, Referencias,

Objetivo Geral – Conhecer as dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula que podem ser reconhecidas e trabalhadas sob o olhar pedagógico.

Programa- curso de 120h/a

 Introdução- 30h

Quadro Teórico-30h

Metodologia-30h

Avaliação-30h

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência, juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

  1. A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
  2. Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
  3. Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
  4. Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).