Cursos
CUIDADOR DE IDOSOS
Este curso explana o cuidado com os idosos e como o cuidador deve proceder; O cuidador de idosos, também chamado de acompanhante, é o profissional que, como o nome já diz, trabalha cuidando de idosos, assim como de doentes e portadores de deficiência. Portanto o trabalho envolve acompanhar, dar remédios, fazer e servir suas refeições, cuidar do bem-estar, saúde, higiene e lazer e também auxiliá-los em tarefas do dia-a-dia.
PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)
Nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo.
Os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade. O cuidador de idosos, também chamado de acompanhante, é o profissional que, como o nome já diz, trabalha cuidando de idosos, assim como de doentes e portadores de deficiência.
O trabalho envolve acompanhar, dar remédios, fazer e servir suas refeições, cuidar do bem-estar, saúde, higiene e lazer e também auxiliá-los em tarefas do dia-a-dia.
Diante da situação atual de envelhecimento demográfico, aumento da expectativa de vida e o crescimento da violência, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade. Desta forma, a presença do cuidador nos lares tem sido mais frequente, havendo a necessidade de orienta- lós para o cuidado.
Ementa
Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.
Nome do Curso – CUIDADOR DE IDOSOS
Hora Aula do curso-80h
Introdução 20h
Quadro Teórico 30h
Metodologia 20h
Avaliação 10h
1º e 2º SEMESTRES / 2017
Horário- De Segunda á Sábado
Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor. ou
Sexta- Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor.
Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.
Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.
Curso- CUIDADOR DE IDOSOS
Conteúdo programático- Apresentação- Introdução- O Autocuidado-Quem é o cuidador-Atribuições profissionais do Cuidador de Idosos- O cuidador e a pessoa cuidada – O cuidador e a equipe de saúde- O cuidador e a família -Cuidando do cuidador- Dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador -Dicas de exercícios para o cuidador- Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada-Legislação importante – Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas – Como proceder no banho de chuveiro com auxílio do cuidador- Como proceder no banho na cama. Assaduras- Cuidados com a boca- Como proceder quando a pessoa usa prótese – Os dez passos para uma alimentação saudável- Orientação alimentar para aliviar sintomas Náuseas e vômitos- Intestino preso (constipação intestinal)- Acomodando a pessoa cuidada na cama- Ajudando a pessoa cuidada a caminhar- Exercícios respiratórios – Adaptações ambientais -Estimulando o corpo e os sentidos – Como ajudar na comunicação – Proteção à pessoa cuidada – Cuidados com a medicação-Desidratação-Confusão mental- Maus tratos- Reconhecendo o fim – LINKS – Referências 89
Objetivo Geral- Esclarecer de modo simples e ilustrativo, os pontos mais comuns do cuidado no domicilio, ajudando o cuidador e a pessoa cuidada; estimulando o envolvimento da família, da equipe de saúde e da comunidade nos cuidados, e promovendo melhor qualidade de vida do cuidador e da pessoa cuidada ressaltando que apesar de todas as orientações aqui contidas, é indispensável a orientação do profissional de saúde.
OBJETIVOS Específicos-
Exemplo
1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;
2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;
3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;
4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de projeto de pesquisa acadêmica;
5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discencia juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.
METODOLOGIA- EXEMPLO- DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.
Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual. Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina. As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso. A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.
AVALIAÇÃO Para Pontuação.
- A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
- Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
- Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
- Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso. (OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por email, para preparar-se para ser avaliado. Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).