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A Relação entre o Coordenador Pedagógico e o Professor no Cenário Educacional.

R$ 150

Este curso tem como instrumento de explanação os conflitos existentes nas relações de poder entre coordenador, professores e diretor. Focando as relações de poder que interferem no trabalho de coordenador com os docentes. O cotidiano escolar revela o poder implícito em categorias como “afetividade, “autonomia” e “parceria” decorrentes da posição intermediária do coordenador na hierarquia da gestão escolar.

PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)

  • Duração: 120
  • Certificado: sim

 

 

 

 

Este curso tem como instrumento de explanação os conflitos existentes nas relações de poder entre coordenador, professores e diretor. Focando  as relações de poder que interferem no  trabalho de  coordenador  com os docentes.

O cotidiano escolar revela o poder implícito em categorias como “afetividade”, “autonomia” e “parceria” decorrentes da posição intermediária do coordenador na hierarquia da gestão escolar. Não resta dúvida da importância desses profissionais que, quando bem intencionado e focado em sua função, poderá facilitar as relações internas e externas ao espaço escolar.

Porém, é necessária uma conscientização por parte dos professores, pois estes, muitas das vezes acostumados com uma prática docente baseada nos moldes tradicionalistas e/ou no faz de conta, não recebem de bom grado a interferência pedagógica. Mas essa é uma questão de diálogo, cordialidade e adaptação.

Ementa

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)- Relação entre o Coordenador Pedagógico e o Professor  no Cenário Educacional

Hora Aula do curso-120h

1º  e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

Sexta – Fórum- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou á  combinar

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- Relação entre o Coordenador Pedagógico e o Professor  no Cenário Educacional

Conteúdo programático- Apresentação, Introdução, Coordenação Pedagógica: Mediando e Formando, Interação, Funções de um Coordenador por Pileti,A Comunicação, A Educação é uma Parceria, O Coordenador Pedagógico e A Formação de Professores, Atitudes de um Coordenador, O Papel do Coordenador Pedagógico, Relações Professor-Coordenador, Questão Relacional, Coordenadores x Afetividade, PDE-Plano de Desenvolvimento da Escola, PDDE Interativo e o PDE Escola Programa Dinheiro, Direto na Escola – PDDE, A Relação do Coordenador Pedagógico com o Diretor, As Multifunções do Coordenador Pedagógico, O Coordenador sabe qual é a sua Função, Comunicação Coordenador x Professor, Links, Referência Bibliográfica

Objetivo Geral –E xplanar os conflitos existentes nas relações de poder entre coordenador, professores e diretor..

Programa- curso de 120h/a

 Introdução- 30h

Quadro Teórico-30h

Metodologia-40h

Avaliação-20h

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência, juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

  1. A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
  2. Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
  3. Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
  4. Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

.Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).