Cursos

ÉTICA E MORAL

R$ 150

O curso explana sobre o contexto filosófico, ética e moral suas diferenças e seus significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Portanto as regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau, no sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A moral e a ética na educação escolar, tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o papel da escola enquanto instituição que tem a responsabilidade de formar cidadãos que reflitam sobre suas ações promover uma autonomia na constituição de valores.

PAGAMENTO:
À VISTA OU PARCELADO
BOLETO OU CARTÃO (PAGSEGURO)

  • Duração: 120
  • Certificado: sim

 

 

 

 

O curso explana sobre o contexto filosófico, ética e moral suas diferenças  e  seus significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.  

Termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.  

Portanto as regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau, no sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.   A moral e a ética na educação escolar, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, descreve a importância da ética na educação escolar. Tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o papel da escola enquanto instituição que tem a responsabilidade de formar cidadãos que reflitam sobre suas ações promover uma autonomia na constituição de valores.

Ementa Curso de Ética e Moral.

Identificação do Ministrante do curso, curso, horários, Conteúdo programático, programa, objetivos, metodologia, avaliação, processo cientifico empregado, Bibliografia Básica e complementar a critério do ministrante do curso. Nos Fóruns a formulação do problema de pesquisa, a compreensão e as dúvidas, ou seja, a construção das hipóteses. O debate sobre a amostragem na pesquisa social e sua relevância. As coletas e construção de coletas de pesquisa no contexto de uma análise sociológica. Análise e interpretação de dados nos debates e fóruns coletivos e individuais, estruturação do projeto de pesquisa. Estruturação de trabalhos científicos, manobra cientifica de cada ministrante, obedecendo à carga horaria de seu curso e o cronograma exposto, dentro da objetivação que se deseja alcançar, no processo de ensino e aprendizagem, criando assim um elo de eficiência e eficácia nos trabalhos educacionais oferecidos.

Nome do Curso (Aberto)- Curso de Ética e Moral

Hora Aula do curso-120h

1º  e 2º SEMESTRES / 2017

Horário- De Segunda á Sábado

Segunda-feira a Quinta-feira – Aulas teóricas- Tempo Integral- sem auxilio de professor.

 Sexta- Revisão- A partir das 19.00 horas – com auxilio de professor. ou

Sábado- Fórum- Horário- Ao critério do ministrante de cada curso, o aluno será informado com antecedência.

O horário do curso será o horário de acordo com o ministrante, podendo ser assim ou a combinar.

Finalização do curso de acordo com as horas aulas do mesmo- Para obtenção do Certificado do curso, o discente fará um processo de avaliação destacando sua pontuação citada no seu certificado. Isto somente no final do curso, se caso contrário o discente, deve informar ao ministrante do curso que deseja realizar sua avaliação antecipadamente para obtenção do certificado. E de toda maneira o discente fará os testes avaliativos, para obtenção de seu certificado.

Curso- Curso de Ética e Moral

Conteúdo Programático- Apresentação, Introdução, A Ética da Diversidade, Ética e Ciência, A Ética e a Responsabilização, O Que é Ciência, A Ciência  e a  Bioética, Dilemas  Éticos  e a  Ciência, Caráter Social e Pessoal da Moral, Estrutura do Ato Moral, Autonomia é autodeterminação, Exemplos de temas para questões, Ética e  Moral  na Educação, A Educação e os Desafios do  Currículo, A Escola. Ética e o ser humano, Moral e o ser humano, Relação entre Ética Moral, Aprendizagem da Ética e da Moral, Evolução da Ética e da Moral, O progresso moral verifica-se quando, Concepção de Valores. Links Referências.

Objetivo Geral- Levar a uma reflexão sobre o papel da escola enquanto instituição que tem a responsabilidade de formar cidadãos que reflitam sobre suas ações promover uma autonomia na constituição de valores.

Programa- curso de 120h/a

 Introdução- 40h

Quadro Teórico-30h

Metodologia-40h

Avaliação- 10h

OBJETIVOS Específicos-

Exemplo

1 ‐ Introduzir o/a discente na prática de investigação sócio- politica-cultural e educacional, permitindo‐lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia;

2 ‐ Aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa;

3 ‐ Possibilitar a compreensão de pesquisas realizadas no processo de ensino e aprendizagem perceber quais são as suas sutilezas, diversidades, possibilidades, bem como quais os desafios relativos ao “objeto” de cada um;

4 ‐ Fornecer subsídios para o exercício  da real cidadania, e proveitos proativos educacionalmente para o âmbito de trabalho e de vida pessoal, e de elaboração de  projeto de pesquisa acadêmica;

5 ‐ Consolidar o espaço e o processo de ensino e aprendizagem do discente em um feedback de Docência e discência  juntos construírem um caminho de qualidade educacionalmente, este que prime pelo diferencial de proativo a sociedade.

METODOLOGIA- EXEMPLO

DINÂMICA NAS AULAS COM LEITURAS, DOCUMENTARIOS, DEPOIMENTOS MOTIVACIONAIS, FILMES DE APOIO PEDAGOGICO, FORUM- DEBATE TIRA DÚVIDAS.

Os textos serão debatidos à luz das tensões teóricas e da atuação prática do curso. Assim, os princípios metodológicos serão examinados tendo em vista o seu rendimento analítico e conceitual.

Para o acompanhamento do curso os alunos deverão cumprir o calendário de leitura proposto neste plano e realizar os exercícios avaliativos para conclusão do curso e admissão de seu certificado, condição indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem compatível com as características da disciplina.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e através de Fóruns e exercícios, textos, depoimentos filmes complementares e motivacionais. As aulas serão complementadas com discussões e acompanhamentos em grupo e/ou individual para retirada de dúvidas, que deverá estar programada até o final do curso.

A definição do horário de atendimento com o ministrante aos sábados será agendada junto ao professor do curso e seus alunos que realizam o citado curso. Discussão da metodologia de trabalho, mapeamento da formação básica da turma, razões da escolha da disciplina e primeiro mapeamento de temas de interesse, tudo em pleno acordo com o ministrante do curso.

AVALIAÇÃO Para Pontuação.

  1. A frequência nas aulas com participação nos fóruns e nas aulas teóricas.
  2. Leitura e confecção dos exercícios de avaliação propostos;
  3. Apresentação de ideais e soluções nos fóruns dentro das problemáticas apontadas.
  4. Apresentação da avaliação individual referente a pesquisa do quadro teórico e pratico do curso.

OBS. Calendário- Avaliação no final das horas aulas do curso, o discente será avisado desta proximidade ao final de seu curso por e-mail, para preparar-se para ser avaliado.

Bibliografia Básica- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia Básica (Consta no expositivo teórico).

Bibliografia Complementar- a cargo de cada Ministrante do curso apresentar sua Bibliografia complementar. (Material Auxiliar).